ministro-barbosa-joaquim

Joaquim Benedito Barbosa Gomes (Paracatu, 7 de outubro de 1954) é um advogado, professor, jurista e magistrado brasileiro, e o atual vice presidente do Supremo Tribunal Federal.
Joaquim Barbosa nasceu em Paracatu, noroeste de Minas Gerais. É o primogênito de oito filhos.

Ex faxineiro, ele trabalhava limpando banheiros no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Brasília, Distrito Federal. 

Joaquim nasceu pobre, filho de uma dona de casa e de um pedreiro, porém, assim como milhões de meninos pobres que existem no Brasil, alimentava grandes sonhos.

O Sonhador e batalhador Joaquim dividia o tempo entre os bancos escolares e a faxina no TRE do brasiliense.

Apaixonado por línguas, um dia, o mineiro, na certeza da solidão, cantava uma canção em inglês enquanto limpava o banheiro do TRE. Naquele momento, um diretor do tribunal entrou e achou curioso uma pessoa da faxina ter fluência em outro idioma. A estranheza se transformou em admiração e, na prática, abriu caminho para outras funções.

Nosso Paladino da Justiça é fluente em francês, inglês, alemão e espanhol. Formou-se em Direito pela UNB, sendo a época o único negro da faculdade.

Passou nos concursos de: Oficial da Chancelaria, Advogado do Serviço Federal, Procurador da República, Professor da Universidade do Rio de Janeiro. Ahh, ele toca piano e violino desde os 16 anos de idade.

Então, tá! Bom exemplo a ser seguido!